Desde a sua concepção, há 21 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vem determinando linhas de ação e conduta que a sociedade brasileira, em diversas esferas, devem adotar em benefício da população infanto-juvenil.
Para comemorar essas duas décadas de existência do ECA e de seus desdobramentos, a Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram na manhã desta quinta-feira (14) na Praça Nova do Congresso, um evento lúdico, voltado para os estudantes da rede de ensino público do município.
Brincadeira séria – O Momento Encantado, como foi intitulado, fez jus ao nome e ofereceu para as crianças presentes um mundo mágico de brincadeiras, palhaços e guloseimas.
“Meus parabéns, vocês estão muito bonitos hoje. Na verdade as meninas estão muito mais bonitas do que os meninos, a gente tem que ser justo”. E falando sério, Paulo Machado acrescentou: “Vocês sabem que são muito importantes, não é? Nas suas casas e nas suas escolas têm muita gente de olho, ajudando vocês a caminharem e isso é muito bom, é muito importante. Vocês não estão sozinhos, o governo do município também está preocupado em caminhar junto. A preocupação com a criança e com o adolescente é sempre necessária”.
O ECA – O Estatuto, em seus diversos artigos, estabelece direitos e deveres relacionados às crianças e aos adolescentes vítimas de violência doméstica, além de medidas socioeducativas aos jovens em conflito com a lei. “O município de Senhor do Bonfim tem muito a agradecer às autoridades judiciais que tiraram da Constituição Federal o ECA, que garante que os direitos sejam cumpridos na forma da lei. É com muita alegria que nós nos reunimos nesta praça para comemorar com a sociedade, educadores, secretária e prefeito esses 21 anos. Sabemos que nosso município não é diferente dos demais, mas graças a Deus, os órgãos que formam a rede de proteção vêm desenvolvendo um trabalho excelente na comunidade – afirmou José Raimundo da Silva, membro do Conselho Tutelar de Senhor do Bonfim.