Valdênia Viana Coordenadora de Educação Inclusiva |
O dia 21 de março foi escolhido pela associação “Down Syndrome Internacional” para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência a alteração genética que provoca a referida síndrome. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).
Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida. Isso permite aos portadores do Down permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento. Mas, infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.
Sabia que existem ações para diminuir a exclusão social da pessoa com Down?
Confira quais são:
- a transmissão das informações corretas sobre o que é a síndrome;
- o convívio social;
- a garantia de espaço para participar de programas voltados ao lazer, à recreação, ao turismo e à cultura;
- capacitação de profissionais de Recursos Humanos para avaliar adequadamente pessoas com Síndrome de Down, entre outras.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação – SEMEC através do departamento de educação inclusiva apoia 12 alunos com síndrome de Down que estudam na rede regular. Estes alunos recebem no turno oposto o Atendimento Educacional Especializado – AEE que visa melhorar o desempenho dos mesmos tornando-os mais autônomos para o desenvolvimento das atividades propostas em sua sala de aula.
Crédito: www.semecsb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário