Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso no Brasil. Para a criançada crescer sem excesso de gordura no organismo, é preciso ficar de olho na sua alimentação. Em geral, a criança obesa vem de uma família que não pratica nenhum esporte ou que tem uma alimentação mais pesada, afirma Daniela Paes Perez, psicóloga e terapeuta de família.
5 dicas para ajudar no emagrecimento
1. Não fale o tempo todo sobre o peso da criança: isso aumenta muito a ansiedade e diminui a capacidade dela de se controlar na hora de comer.
2. Mude seus hábitos também: os pais têm que mudar verdadeiramente seus hábitos e não só cobrar isso. Dar exemplo vale mais que falar.
3. Não reclame: a família deve adotar hábitos bons (como caminhar no parque) sem fazer disso um sacrifício.
4. Redobre os cuidados nos finais de semana: é ruim manter uma alimentação regrada durante toda a semana e liberar geral no fim de semana. Se houver equilíbrio, a criança pode comer sempre de tudo (e sempre em porções menores!).
5. Espante a preguiça! Os exercícios ajudam e, para crianças, há várias formas divertidas de ginástica, como aulas de circo, esportes de equipe, dança, ginástica olímpica.
Seja um aliado na luta contra a obesidade infantil
· Só ofereça alimentação saudável. Tenha sempre frutas em casa, e legumes e verduras à mesa.
· Incentive a fazer esporte.
· Não permita que ele pule refeições ao longo do dia. Assim, ele não vai exagerar na hora de sentar e comer.
· Crie opções saudáveis para o lanche da escola, incluindo pão integral, queijo branco e frutas de que ele goste.
· Estimule a criança a beber água ao longo do dia. Criança esquece disso!
Consultoria de Daniela Paes Perez, psicóloga e terapeuta familiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário