Ao analisarmos a história da Educação Física, vê-se que o ensino
do esporte na escola foi justificado por interesses
governamentais, designando-se a ela o local onde talentos
esportivos seriam descobertos. Este período, caracterizado por
Ghiraldelli Júnior (1988) como competitivista, teve seu auge nos
anos de 1964 a 1984, momento em que se viveu a ditadura militar e
no qual se fez uso do esporte como forma de demonstrar que
éramos um país em ascensão. Para tal, buscaram ampliar as
conquistas em competições internacionais, tais como os Jogos
Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol.
A formação dos professores de Educação Física, nos modelos
curriculares de 1939 e 1969 (Pereira Filho, 2005), foi
direcionada para a área esportiva, visando à formação de técnicos
esportivos. Essa formação é o que Darido (2003) chama de
tradicional-esportivo, que enfatiza disciplinas práticas, o saber
fazer para ensinar, e estabelece clara distinção entre teoria e
prática.
Nos
anos oitenta, surgem novas diretrizes curriculares para os cursos
de Educação Física (Resolução 003/1987), buscando-se ampliar a
formação na área das ciências humanas que estava deficitária
(conhecimento do homem, da sociedade e filosófico) e romper com a
formação apenas técnica-esportiva.
Mais de duas décadas se passaram. Vários autores têm discutido o
esporte enquanto conteúdo da Educação Física (HILDEBRANT E
LAGING, 1987; SOARES ET AL., 1992; KUNZ, 1991; 1994; ASSIS, 2001;
NEUENFELDT, 2000), procurando rever procedimentos metodológicos
em relação ao seu ensino e ampliar as possibilidades educacionais
para além da aprendizagem dos gestos esportivos e sistemas
táticos.
Em
2002 foram homologadas novas diretrizes (Resoluções do Conselho
Nacional de Educação n.º 01 e n.º 02/2002) para os cursos de
formação de professores de todas as áreas de ensino. Passa-se a
se pensar na necessidade de que a formação de todos os
professores, independente da disciplina que irão ministrar,
possua uma base comum. No caso da Educação Física, quer-se que o
professor se aproxime das discussões pedagógicas, que dialogue e
participe do PPP.
No curso de Educação Física da UNIVATES, Graduação em Educação
Física – Docência em Educação Básica – Licenciatura, destaca-se a
preocupação com a formação de profissionais para atuar na
Educação Física Escolar, apesar de não excluir a formação para a
área não escolar. Assim, espera-se que o esporte seja visto como
um recurso pedagógico, e não como fim em si mesmo.
Dessa forma, frente a uma sociedade em que o esporte de
rendimento é hegemônico e tem como características a
sobrepujança, a busca de vitórias a qualquer preço, que prima
pela individualidade (Kunz, 1994), questionamos:
Qual(is) compreensão(ões) sobre o ensino do esporte na escola que os acadêmicos do curso de Educação Física da UNIVATES possuem? O que enfatizam ao ensinar os esportes na escola?
Diante desse contexto, estabelecemos como objetivo do estudo
analisar a compreensão pedagógica sobre o ensino dos esportes
coletivos na escola dos acadêmicos de Educação Física que estão
atuando no Estágio Supervisionado II, Ensino Fundamental – Anos
Finais e relacionar com a sua prática pedagógica.
Método de pesquisa
Este estudo caracteriza-se como qualitativo. Para Minayo (2004),
a pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares.
Ela trabalha com um universo de significados, motivos,
aspirações, crenças, valores e atitudes, e isso se refere a um
espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos,
os quais não podem ser quantificados.
Participantes do estudo
Optou-se pelo estudo de casos. Selecionaram-se três acadêmicos
do curso de Educação Física da UNIVATES que já haviam concluído
no mínimo três quartos do curso (75%). A escolha desses
acadêmicos deve-se ao fato de, conforme a matriz curricular do
referido curso, já terem cursado praticamente todas as
disciplinas relacionadas aos esportes coletivos ou
didático-pedagógicos e estarem realizando o Estágio Supervisionado II,
Ensino Fundamental – Anos Finais. Um dos acadêmicos selecionados
realizou o estágio individualmente com uma turma de 8ª série. Os
outros dois atuaram conjuntamente com duas turmas de 7ª séries.
Ambas escolas são da rede estadual de ensino.
Técnicas e procedimentos de coleta de informações
Para o desenvolvimento deste estudo foram coletadas informações
mediante o uso de questionário, entrevistas e observações.
No semestre A de 2007, os acadêmicos investigados neste estudo
responderam a um questionário contendo oito questões abertas.
Posteriormente, no semestre B, durante o estágio, além das
observações da prática pedagógica, realizaram-se entrevistas que
foram gravadas, transcritas e entregues aos informantes para que
pudessem ler e validar as informações. Eles também tiveram a
liberdade para acrescentar ou excluir trechos de suas falas. A
entrega aos informantes foi feita em cópia impressa ou via
e-mail, buscando o recurso que o entrevistado considerasse mais
cômodo.
Em
todas as situações de coleta de informações os estagiários foram
comunicados do objetivo do estudo, leram e assinaram o Termo de
Consentimento Livre e Esclarecido aprovado pelo Comitê de Ética da
Univates.
Análise das informações
A partir das informações obtidas com os questionários,
entrevistas e observações foram elaboradas categorias de análise
que, conforme Minayo (2004), significa agrupar elementos, idéias e
expressões em torno de um conceito com características comuns,
ou que se relacionam entre si. Além disso, fez-se a triangulação
das informações coletadas pelos vários instrumentos
correlacionando com o referencial teórico e o PPP do curso de
Educação Física. A esse processo denominamos triangulação
(Triviños, 1987).
Na apresentação dos resultados, para preservar a identidade dos
participantes, utilizamos os códigos estagiário 1, 2 ou 3.
A história de vida e a relação com o esporte
É importante frisar que a construção de uma concepção de esporte
não se dá apenas ao cursar uma graduação em Educação Física.
Vários fatores podem influenciar, entre eles as vivências nas
aulas de Educação Física na Educação Básica, a participação como
atleta em competições e a experiência como professor. Por isso,
torna-se importante trazer algumas lembranças dos três
estagiários do estudo enquanto alunos no Ensino Fundamental
(E.F.) e/ou Médio (E.M.), e/ou como atletas relatadas nos
questionários.
Em relação à Educação Física escolar, os acadêmicos praticaram
os esportes coletivos mais tradicionais ou culturalmente
predominantes. Não apontam más recordações em relação à forma
como foram ensinados. Isso pode ser confirmado nas respostas
abaixo:
No meu Ensino Fundamental fui incentivado e levado apenas a praticar o futebol e voleibol. Fiz parte do time de voleibol da escola que participava das interséries disputadas com outros municípios [...] No Ensino Médio, meu contato com o desporto foi menor devido a cursar magistério e fui levado a conhecer a praticar os jogos de recreação, porém, pela primeira vez, tive contato com o handebol e basquetebol (Estagiário 1, 15/05/2007).Durante minha adolescência na escola vivenciei diversas atividades como atletismo, handebol, futebol, voleibol. O futebol foi o esporte mais marcante, pois praticava-o diariamente no horário oposto à escola (Estagiário 2, 27/04/2007).Na questão da prática esportiva, por minha parte, sempre foi muito bem aproveitada, dentro do ensino fundamental. Praticávamos as práticas mais comuns, menos o basquetebol. A professora era bem fundamentada, sendo sua principal modalidade o vôlei. [...] A questão atleta, se resume uma vez por semana sendo o futsal e, nos finais de semana (Estagiário 3, 06/04/2007).
Em relação à escolha da profissão "Educação Física", Figueiredo
(2004) diz que vários são os fatores que levam à escolha do curso
de Educação Física, tais como: maior facilidade de ingresso em
relação a outros cursos, incentivo de irmãos ou de pais que são
professores de Educação Física. Contudo, predomina a ligação com o
esporte de alto nível ou com a experiência escolar voltada com
esta área de saber. Além disso, comenta que as experiências
sociocorporais dos alunos agem como um filtro no processo de
formação, orientando escolhas e definindo interesses,
influenciando na trajetória acadêmica. Também Tardif (2002)
comenta sobre a importância das experiências familiares e escolares,
como alunos, anteriores à formação inicial na aquisição do
saber-ensinar. Isto leva os futuros professores a adquirirem crenças,
representações e certezas sobre o ofício de professor e o que é ser
aluno.
Formação acadêmica
Ao se instigar os acadêmicos/estagiários a pensar sobre a sua
aprendizagem (princípios norteadores, vivências, discussões...)
nas disciplinas dos esportes coletivos (futebol, futsal,
voleibol, basquetebol, handebol) do Curso de Educação Física da
UNIVATES e que lhes auxiliaram a (re)pensar o ensino do esporte
na escola, obtivemos destaque para as questões metodológicas que
buscam adaptar o esporte, visando à inclusão, à cooperação e à
co-educação. Isto se percebe nas seguintes falas:
Uma vivência que marcou foi o basquete, pois quando eu era criança praticava o basquete no clube como atleta. Após, muito tempo depois, quando retornei a praticar na faculdade, comecei a relembrar atividades que realizávamos e vi que o professor conseguiu trabalhar o jogo de maneira que não seria 'regrado' e sim modificado para tal prática (Estagiário 3, 06/04/2007).É fundamental trabalhar juntamente com todos os alunos, buscando um trabalho coletivo envolvendo meninos e meninas (Estagiário 2, 27/04/2007).
"Acho importante os alunos conhecerem os fundamentos e algumas regras do esporte a ser trabalhado, porém, procurando sempre e visando à inclusão, à cooperação, pois não podemos esquecer que cada aluno é um ser especial e, assim como nós, ele tem potencialidades, habilidades e dificuldades que devem ser valorizadas e respeitadas. Devemos atentar muito mais para a expressão corporal de cada aluno, do que para a perfeição da técnica (Estagiário 1, 15/05/2007).
A preocupação com um olhar diferenciado em relação ao esporte na
escola é marca do curso de Educação Física da UNIVATES, que vem
acompanhando as discussões do assunto na área. Os acadêmicos
destacam nas disciplinas dos esportes coletivos as reflexões,
vivências e ações metodológicas que buscam repensar os valores do
esporte de rendimento em relação à Educação Física escolar. Ao
recordarem das aulas dos esportes coletivos na graduação,
prevalecem as preocupações em relação à inclusão, respeito mútuo,
cooperação, em detrimento da ênfase na competição. Esta
concepção foi detectada no momento em que lhes foi perguntado a
forma como concebem o ensino do esporte na escola. A ênfase dada
aos conteúdos atitudinais se sobressaiu em relação ao processo de
ensino-aprendizagem dos fundamentos técnicos específicos de cada
esporte (NEUENFELDT E PACE, 2007).
Aqui, também cabe acrescentarmos que concordamos com Vago
(1996/2). Ele acredita que a escola como instituição social pode
produzir uma cultura escolar de esporte que, ao invés de
reproduzir as práticas hegemônicas na sociedade, estabeleça com
elas uma relação de tensão permanente, intervindo na história
cultural da sociedade. Assim, a Educação Física escolar deve
buscar desenvolver um esporte que atenda aos seus objetivos e não
a objetivos externos. Devemos acreditar que isso é possível e que
se pode levar essa forma de conceber o esporte para fora dos muros da
escola.
Docência no Estágio Supervionado II
Após analisarmos um pouco da história de vida e da formação
acadêmica dos estagiários os questionamos sobre os objetivos que
traçaram para os seus alunos no período do estágio em relação ao
ensino dos esportes. Obtivemos as seguintes preocupações:
Oportunizar novas vivências como handebol, voleibol, futsal, basquetebol, documentários sobre saúde. Variações, trabalhar com equipes mistas, não havendo equipes masculinas e femininas. Adaptando regras diferentes no jogo, adaptando o jogo para a inclusão, sendo que todos alunos dentro do jogo deverão tocar a bola um para o outro (Estagiários 2 e 3, 25/09/2007).Acredito ser importante conhecer os fundamentos do esporte, porém, também levá-los a refletir sobre o mesmo, buscando vivenciar o jogo de outras formas, como, por exemplo, realizar um jogo de voleibol humano, experimentar jogar voleibol utilizando lençóis (Estagiário 1, 15/05/2007).
Evidencia-se entre os estagiários a preocupação em proporcionar
aulas em que o esporte atenda aos objetivos de uma educação
cidadã. Este se reflete na preocupação com os conteúdos
atitudinais, que se sobressaem em relação ao processo
ensino-aprendizagem dos fundamentos técnicos específicos de cada
esporte. Nas aulas observamos as seguintes situações:
O professor reúne os alunos e conversa com eles: "Cada um tem um jeito de jogar. Cada um é um ser especial. Devemos respeitar os colegas em suas habilidades. Se alguém não está conseguindo jogar não esculache. Estamos para aprender uns com os outros" (Observação 3 do Estagiário 1, 22/10/07).Com uma bola, o estagiário orienta a atividade que é o jogo dos dez passes: "Não poderão trocar passes os mesmos alunos do grupo, ou seja, a bola deverá passar por todos os integrantes do grupo". A partir da intervenção, a bola passa nas mãos de meninas para meninos e vice-versa. Ele também, no final da aula, abre espaço para os alunos expressarem o que acharam das vivências. Pergunta: "[...] gostaram ou não gostaram? O que poderia melhorar ou ser mudado? (Observação 01 do Estagiário 3, 11/09/07).O professor orienta que 'ambos os grupos fiquem em fileira, uma de frente para a outra, e deverão jogar a bolinha para o outro lado da fileira. Importante: não pode chutar a bolinha!'. Em outro momento ele completa. 'Este é um jogo de cooperação, todos devem trabalhar juntos' (Observação 03 do Estagiário 2, em 25/09/07).
Ao interpretar os objetivos traçados pelos estagiários e
relacionar com as aulas observadas identifica-se coerência. Os
fundamentos técnicos e táticos dos esportes são considerados
importantes, mas não é exigida a perfeição. É importante
salientar que o fato de as teorias críticas da Educação Física se
contraporem ao modelo do esporte de rendimento para as aulas de
Educação Física escolar, isso não implica em deixar de ensinar os
elementos técnicos. Conforme Bracht (2000/1) ao se referir à
interpretação das abordagens críticas da Educação Física escolar, um
dos equívocos foi acreditar que tratar criticamente o esporte nas
aulas de Educação Física é ser contra a técnica esportiva.
Contudo, os alunos do Ensino Fundamental trazem consigo a
compreensão do modelo do esporte de rendimento, necessitando da
intervenção dos estagiários. Isso aparece nas situações abaixo:
Durante o jogo dois alunos, um rapaz e uma moça, se desentendem pela cobrança de resultado dele em relação ao jogo. Ela sai da quadra. Ele tenta ir atrás e conversar, mas ela foge. A professora vai conversar com a aluna e após com o aluno (Observação 03, Estagiário 1, 22/10/07).Durante o jogo, uma aluna questiona a professora. "Professora, estão mal distribuídas as equipes". A professora completa: "Vamos apenas jogar". A aluna se retira do campo. A professora pede que a menina volte a jogar com as companheiras. Neste momento as alunas da equipe contrária se manifestam: "Não sabe perder, não sabe perder". A professora pede para a aluna. "Venha jogar, pois suas colegas precisam de você, se não elas ficarão em desvantagem no jogo (Observação 05, Estagiário 2, 02/10/07).
O esporte deve, conforme Hildebrandt-Stramann (2001), ser
transformado em objeto didático, tendo objetivos pedagógicos que
permeiam a relação entre professor e aluno. Isso significa
analisar o esporte como algo socialmente regulamentado, a ser
aprendido, a que se assiste, a ser refletido e a ser modificado.
Dessa forma, é importante buscar espaço para a discussão com os
alunos dos princípios do esporte de rendimento construir práticas
esportivas pautadas em princípios como a inclusão, a
co-educação, a cooperação e a ludicidade. Kunz (2000) sugere no
esporte, ainda que pelo menos por uma pequena parte, que este
possa pertencer ao âmbito da arte, utilizar-se do movimento sem
obrigatoriedade de render, desenvolvendo para o praticante uma
forma livre de movimentos em diferentes contextos e formas, com
prazer e alegria, e, realizado de forma bem sucedida, seria
alcançado rendimento necessário, mas não obrigatório.
Considerações finais
Ao analisar a compreensão e a docência do esporte na escola
pelos três estagiários, nota-se que a preocupação do ensino de
atitudes, normas e valores em relação à aprendizagem das técnicas
esportivas. Isso se caracteriza como uma marca do curso de
Educação Física da UNIVATES. Porém, a aprendizagem dos gestos
próprios dos esportes não é descartada, mas não evidenciamos uma
preocupação com uma execução perfeita, ou seja, deseja-se um
aprendizado básico que possibilite ao aluno usufruir desta
cultura do movimento: o esporte. Este ensino é feito a partir de
modificações e adaptações na estrutura formal dos esportes, além
do uso de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos.
Podemos afirmar que, em parte, tal mudança de paradigma é
influenciada pela concepção pedagógica do ensino dos esportes que
se apresenta no currículo do Curso de Educação Física da
UNIVATES (PPP, 2007). Porém, também o perfil dos acadêmicos que
está ingressando não é mais o mesmo de décadas atrás, ou seja,
ser atleta não é mais pré-requisito para ser professor. Isso é
fruto do modelo de formação oferecido que não exige o "saber
fazer" para ser professor, rompendo com a tradicional formação
esportivizada (Darido, 2003), mas que não descarta a necessidade
de conhecimentos didático-pedagógicos a serem construídos ao
longo da graduação sobre o objeto de ensino da Educação Física: os
esportes, as atividades rítmicas e expressivas, as lutas, as
ginásticas e os jogos.
Estamos vivendo um momento de consolidação de novas abordagens
de ensino na Educação Física escolar que possuem visões
diferenciadas da tradicional sobre o ensino do esporte. Temos que
ficar atentos quanto à forma que se dá o processo de
estabelecimento de novo paradigma, que geralmente ocorre a partir
da negação do anterior, e a forma como os acadêmicos o
compreendem. Por isso, é necessário ter clareza ao ler e ao
utilizar as abordagens críticas da Educação Física, sobre o que se
está propondo, pois, como Bracht (2000/1) escreveu, alguns equívocos
foram evidenciados e entre eles está a construção de uma imagem
negativa do esporte de rendimento, da associação direta do ensino
das técnicas esportivas com metodologias tecnicistas e, em
contrapartida, a associação apenas à ludicidade de virtudes, tais
como: prazer, espontaneidade, liberdade e verdadeira
humanização.
O
reconhecimento, no entanto, de que na aula de Educação Física
escolar o esporte é conteúdo para todos e não para alguns é um
avanço. Por isso, necessitamos esclarecer a sociedade sobre o que
temos a propor em relação ao ensino do esporte na escola. Se
tivermos clareza ao responder "o que ensinamos e por que
ensinamos", estaremos dando um passo importante na redefinição do
papel da Educação Física na escola.
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