Em época de volta as aula, é comum os pais
enfrentarem questionamentos sobre a melhor escola para seus filhos e, até
mesmo, sobre o melhor método de ensino. Como escolher bem o local em que a
criança passará grande parte da sua vida, desenvolverá suas habilidades e seu
conhecimento sobre o mundo? A tarefa não é nada simples.
Para tentar ajudar quem está nessa situação,
a pedagoga Larissa Fonseca* explica que, além do método de ensino Tradicional,
as instituições adotam também pedagogia Waldorf, Construtivismo, Montessori ou
Pragmatismo. Assim, é essencial que as características de cada um desses
métodos estejam claras para os pais.
"O ensino Tradicional, por exemplo, tem
o aluno como passivo no processo de aprendizagem. Acredita-se na transmissão de
conteúdos dos professores para os alunos", esclarece Larissa. "Por
outro lado, o Construtivismo (teoria criada por Jean Piaget) parte do princípio
que as crianças são ativas no processo de aprendizagem, construindo seus
conhecimentos a partir das experiências vivenciadas no dia a dia e suas
descobertas, feitas pelo contato com o mundo e com os objetos".
Segundo a pedagoga, a teoria Montessoriana
(desenvolvida pela médica Maria Montessori) é fundamentada na estimulação da
criança por meio da manipulação de objetos. A própria médica criou o material
educativo a partir do qual a criança explora e realiza diversas tarefas
(pré-organizadas pelos educadores) de forma livre, gerando, assim, suas
aprendizagens.
"A pedagogia Waldorf é uma linha
antroposófica, criada a partir das idéias do filósofo alemão Rudolf Steiner,
que busca o desenvolvimento da criança nos diferentes aspectos, incluindo
físico, social, individual e espiritual.
Ao invés de serem divididos por séries, os alunos são separados de acordo com a faixa etária, não havendo repetência. As aulas incluem artes até marcenaria".
Ao invés de serem divididos por séries, os alunos são separados de acordo com a faixa etária, não havendo repetência. As aulas incluem artes até marcenaria".
A outra linha, denominada Pragmatismo, foi
elaborada no início do século pelo educador norte-americano John Dewey e
privilegia a resolução de problemas e ciência aplicada.
"Diante de tantas opções, uma variedade
de aspectos deve ser considerada pelos pais na hora de fazer suas escolhas,
abrangendo questões práticas como localização, preço e horário de atendimento,
até a metodologia e filosofia da escola", reforça Larissa. "Também é
fundamental observar as características comportamentais da criança, assim como,
seus interesses".
Veja algumas dicas que podem ajudar no
processo:
- Verifique se os valores da escola e a linha
que a instituição segue na educação das crianças estão de acordo com as
expectativas da família.
- Averigue a formação dos profissionais da
escola.
- Observe os recursos pedagógicos
(brinquedos, materiais didáticos)
- Examine as salas de aula, a disposição e
adequação dos móveis, materiais, limpeza, segurança.
- Conheça a proposta pedagógica da escola.
- Verifique se a instituição promove cursos,
reuniões e propostas de formação continuada para seus profissionais.
- Conheça a rotina das crianças e solicite
uma visita de observação, para acompanhar a turma em atividade.
- Certifique-se se a escola reconhece seu
papel de responsabilidade social.
- Indague sobre os métodos de avaliação e com
que frequência são executados.
*Larissa Fonseca é Pedagoga, pós-graduada em
Educação Infantil e Psicopedagogia. Possui especialidade em Psicanálise e
Educação pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e em
Comportamento e Desenvolvimento Infantil. www.larissafonseca.com.br
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