PUBLICIDADE

quinta-feira, 17 de maio de 2012

GOVERNO MUNICIPAL E COMUNIDADE DEBATERAM MELHORIAS PARA O ESPORTE BONFINENSE


Aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal de Vereadores aaudiência pública,que teve como tema: trilhando ações para a política de esporte bonfinense. Foi coordenada pela Secretaria de Educação e Esportes, através do GT de esporte e cidadania do Selo UNICEF edição 2009/2012 que teve como objetivo discutir propostas para a implantação de políticas voltadas ao esporte.

Com o tema Esporte e Cidadania a equipe do Governo Cuidando da Nossa Gente juntamente com representantes da sociedade civil focalizaram propostas de incentivo à prática esportiva para o desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes bonfinenses.Os debates giraram em torno da importância da presença do esporte na vida das crianças e dos adolescentes.E quanto ele pode contribuir para o seu desenvolvimento integral.Além disto houve a reflexão de que praticar esporte e a brincadeira como aspectos fundamentais para o desenvolvimento infantil.


“Esta audiência procurou mobilizar toda a sociedade para refletir sobre o tema, dentro dos parâmetros da garantia dos direitos da criança e do adolescente em nosso município. Ouvimos propostas que poderão contribuir na elaboração do planejamento do próximo biênio (2013 a 2016) em relação às políticas públicas voltadas para o esporte dentro de Senhor do Bonfim” – afirmou a secretária de Educação, Maria das Neves, articuladora do Selo Unicef em Senhor do Bonfim.

O prefeito Paulo Machado participou das discussões e ressaltou: “Essas propostas serão avaliadas pela comissão estadual do Unicef, que decidirá ou não pela manutenção do Selo em nosso município, que já é detentor e que pretende mantê-lo por mais 4 anos”.



O evento contou com as presenças do Prefeito Paulo Machado, a Secretária de educação Maria das Neves e Alberto Longuinho representante do GT do eixo esporte e cidadania e do gerente municipal de esportes Pedro Neto.

Na oportunidade foram unanimes em falar sobre a importância do esporte na vida da criança e do adolescente e sobre a estrutura que o município possui para o desenvolvimento de atividades esportivas.

Foram discutidas amplamente várias propostas como a criação de uma Secretaria exclusiva para o esporte, um fundo municipal do esporte, capacitação dos profissionais e multiplicadores que atuam no esporte do municipio e a transformação em Políticas Públicas permanentes de projetos que já são desenvolvidos pelo município que venham incentivar a inclusão social e a consrtução da cidadania como:
O Núcleo Movimento Bonfinense (NMB) – Se baseia nos princípios e características do esporte educacional. Tem como missão garantir às crianças e adolescentes da zona rural e urbana de Senhor do Bonfim a vivência da cultura e esportes locais, regionais e nacionais, através de jogos de salão, atividades esportivas, atividades artísticas e musicais, brincadeiras, atividades e jogos populares, gerando impactos positivos em políticas públicas e mobilização social, buscando democratizar o acesso ao esporte, arte e música como ferramenta de desenvolvimento humano, inclusão social e construção da cidadania.


O Projeto Sentidos – É um Projeto da Coordenação de Educação Especial, desenvolvido pela professora Eliana Conceição e o Professor de Educação Física Natanael Barros com o apoio da SEMEC com o objetivo de trabalhar o lazer como reabilitação física e emocional dos alunos portadores de necessidades especiais matriculados na rede municipal de ensino, atendendo diversas deficiências: auditiva, intelectual, visual e múltipla deficiência, numa perspectiva esportiva reabilitatória e pedagógica através de atividades como natação, futsal de cinco, futsal, xadrez, dama e atividades de coordenação motora e psicomotora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...