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PROJETO SENTIDOS

COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO Á DIVERSIDADE

PROJETO SENTIDOS

Núcleo de Esportes para Pessoas com Deficiência (NUPÉ)


   Eliana Conceição1
Natanael Barros2

RESUMO DO PROJETO


O projeto NUPE pretende mostrar a importância de se trabalhar o lazer como reabilitação física e emocional dos alunos com deficiência matriculados na rede pública municipal. Este contemplará diversas deficiências como: deficiência auditiva, intelectual, surdez, visual e múltipla deficiência, numa perspectiva esportiva, reabilitativa e pedagógica. Este trabalho se dará com uma avaliação psicomotora e psicopedagógica da pessoa com deficiência, a partir de diagnóstico realizado por psicopedagogo e/ou professor especializado no atendimento educacional especializado – AEE e professor em educação física com cursos na área de pessoas com deficiência. Será elaborado um plano de trabalho visando atendimento individualizado ou em grupo. Serão desenvolvidas atividades de natação, futsal de cinco, futsal para deficientes auditivos e intelectuais, xadrez, dama, atividades de coordenação motora e psicomotora. O projeto terá a capacidade de atender de início 100 pessoas. Sendo realizado duas vezes na semana (preferencialmente às quartas e sextas-feiras) nos dois turnos. E terão 08 profissionais envolvidos, sendo: 02 psicopedagogos, 02 professores de educação física, 02 assistentes e colaboradores, 01 serviços gerias e 01 merendeira. Com este projeto perceberemos o quanto a reabilitação é importante para o crescimento psicossocial da pessoa com deficiência; como a inclusão está presente no nosso dia a dia; quanto avançaremos em políticas voltadas para as pessoas com deficiência, e a importância do profissional especializado nas atividades. Com isso o município de Senhor do Bonfim criará um marco especial na cidade e região com as atividades voltadas para a reabilitação das pessoas com deficiência através do Esporte e Lazer, participando em atividades esportivas competitivas regionais.

1. Psicopedagoga pela UPE – Universidade do Estado de Pernambuco; Especialista em Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant, RJ; Pós-graduanda em Atendimento Educacional Especializado pela UEM - Universidade Estadual de Maringá.


2. Educação Física pela UPE – Universidade do Estado de Pernambuco com Cursos na Área de Esporte Adaptado.


INTRODUÇÃO

As modalidades esportivas para as pessoas com deficiência física são baseadas na classificação funcional e atualmente apresentam uma grande variedade de opções.

O esporte é um conteúdo da educação física, considerado fenômeno sociocultural que podemos utilizar para o desenvolvimento individual ou coletivo, quando bem trabalhado.

Notamos que para oferecer uma modalidade esportiva às pessoas com deficiência são necessários os conhecimentos dos conteúdos da educação física, as tecnologias relacionadas a essas pessoas (órteses, próteses, cirurgias de correção etc.) e adotar uma proposta metodológica coerente com os objetivos do grupo com o qual se trabalha.

A prática da atividade esportiva por pessoas com deficiência, sendo esta visual, auditiva, intelectual ou física, pode proporcionar dentre todos os benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social do indivíduo.

“As crianças com deficiência descobrem que, no universo das atividades físicas, existem possibilidades de convivência com colegas sem deficiências. Já estes últimos têm oportunidade de vivenciar e conhecer atividades físicas e esportivas que podem ser realizadas por crianças com deficiências e percebem que estas podem ser ativas e capazes”.

Diversos autores como Guttman (1976b), Seaman (1982), Lianza (1985), Sherril (1986), Rosada (1989), Souza (1994), Schutz (1994) e Give it a go (2001), e ressaltam que os objetivos estabelecidos para as atividades físicas ou esportivas para pessoas com deficiência, seja esta física, mental, auditiva ou individual devem considerar e respeitar as limitações e potencialidades individuais do aluno, adequando as atividades propostas a estes fatores, bem como englobar objetivos, dentre outros:

 Melhoria e desenvolvimento de auto-estima, autovalorização e autoimagem;
 O estímulo à independência e autonomia;
 A socialização com outros grupos;
 A experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações;
 A vivência de situações de sucesso e superação de situações de frustração;
 A melhoria das condições organo-funcional (aparelhos circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor);
 Melhoria na força e resistência muscular global;
 Ganho de velocidade;
 Aprimoramento da coordenação motora global e ritmo;
 Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;
 A possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição;
 Prevenção de deficiências secundárias;
 Promover e encorajar o movimento;
 Motivação para atividades futuras;
 Manutenção e promoção da saúde e condição física;
 Desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realização das atividades de vida diária;
 Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.


A Cidade de Senhor do Bonfim, situada no sertão do Estado da Bahia, com grande importância econômica para a região e, com o aumento da população, sente a necessidade de desenvolver atividades sócio-recreativo-desportiva para as pessoas com deficiência. Sendo assim diante da carência do esporte e do laser e a distância da cidade de Senhor do Bonfim com a capital, surgiu à necessidade da implantação de um Núcleo de Esportes para Pessoas com Deficiência (NUPÉ) serviço de atendimento adequado a alunos com deficiência matriculados na rede pública.

JUSTIFICATIVA

O Município de Senhor do Bonfim é sede da micro região homogênea 008 e da 28ª Região Administrativa do Estado da Bahia, localizada no semi-árido e no polígono da seca, da qual fazem parte, também, as cidades de Campo Formoso, Jaguarari, Andorinha, Antônio Gonçalves, Pindobaçu, Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba.

O município é formado pelos distritos de Igara, Tijuaçu, Carrapichel, Quicé e Missão, além da sede, e por um grande número de localidades, tais como Estiva, Baraúna, Varzinha, Tanquinho, Socotó, Itapicuru, Passagem Velha, Lagoa Grande, Lagoa de Pedra, Caatinguinha, Barro, Capote, Canavieira etc. A temperatura média anual é de 23,3° C e período chuvoso vai de novembro a março. As condições climáticas do município influenciam diretamente asa características da vegetação, predominando a Caatinga.

Com relação à composição etária da população, verificou-se uma queda no percentual de jovens entre 1970 e 1991, embora estes ainda seja maioria entre os residentes. O total de pessoas com até 19 anos passou de 54,29% para 51,69%, sendo que a faixa de 0 a 4 anos decresceu em torno de 4,2% pontos percentuais neste intervalo. (IBGE, 1970 a 1991). Com uma área geográfica de 820,0Km2, uma população de 67.723/hab, sendo desses aproximadamente 9.000 deficientes.

O público a ser atendido pelo projeto será oriundo em primeiro momento da sede da cidade de Senhor do Bonfim.

A cidade de Senhor do Bonfim possui o Centro de Esporte e Laser com quadra de fustal e piscina semi-olímpica, núcleo poderá atender pessoas com deficiência através deste projeto com pessoas capacitadas. Porém para garantir o atendimento dos usuários em espaço fisicamente acessível será necessário a construção de vestiários adaptados e toldos para realização de atividades lúdicas e jogos.

O NUPÉ torna-se importante por prever a garantia de um melhor acompanhamento e atendimento a 100 pessoas com deficiência matriculadas na rede pública de ensino. Diante a necessidade da prática de atividades físicas que contemplam os alunos com deficiência (mental, física, auditiva, visual e múltipla), de qualquer faixa etária, nas modalidades esportivas, de lazer e atividades extracurriculares, proporcionando uma melhoria de qualidade de vida a estes alunos.

OBJETIVOS:


GERAL:

Oferecer a pessoa com deficiência atividades esportiva e recreativa. Sensibilizando e conscientizando a comunidade em geral para a valorização da pessoa com deficiência como ser social ativo, democrático e participativo, melhorando sua qualidade de vida.
ESPECÍFICOS:


 Estimular e orientar as pessoas com deficiência para o uso da prática esportiva;
 Promover a integração sócio-esportivo-cultural entre diversos segmentos de pessoas com deficiência, incentivando o envolvimento coletivo para o despertar da consciência crítico-participativo-construtiva;
 Exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a superação nas áreas: orgânica, cognitiva, emocional, neuromuscular e social destes alunos;
 Melhorar a força e a resistência muscular;
 Melhorar o desenvolvimento de auto-estima, autovalorização e autoimagem;
 Estimular a independência e a autonomia;
 Possibilitar o acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição;
 Prevenir deficiências secundárias;
 Desenvolver habilidades motoras e funcionais para melhorar a realização das atividades de vida diária.


ESPECIFICAÇÃO DA CLIENTELA

Alunos com deficiências física, intelectual, auditiva, visual e múltipla deficiência da rede pública municipal de ensino.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

As atividades serão realizadas durante o ano letivo às sextas-feiras e sábados no horário de 8:00 às 11:30.
FORMA DE EXECUÇÃO

Este trabalho se dará da seguinte forma:

1. Cadastramento de 100 alunos com deficiência da rede pública municipal com relatório médico;
2. Anamnese e avaliação psicomotora e psicopedagógica da pessoa com deficiência, através do psicopedagogo e/ou professor especializado no atendimento educacional especializado – AEE e professor em educação física com cursos na área de pessoas com deficiência;
3. Oficina de capacitação para os profissionais que irão atuar no projeto;
4. Elaboração de Plano de Trabalho visando um atendimento individualizado ou em grupo. Serão desenvolvidas atividades de natação, futebol de cinco, futsal para deficientes auditivos e intelectuais, xadrez, dama, atividades de coordenação motora e psicomotora.
5. Reuniões pedagógicas e administrativas.
6. Somente usarão transporte escolar os alunos que após avaliados seja verificada a necessidade.

MODALIDADES:



CONTEÚDOS


Esportivos:


Atletismo, futsal, natação e xadrez.


Lazer:


Dama, dominó, atividades recreativas;


Extracurriculares:


Torneios, ciclo de palestras, reunião de conselho de pais, datas comemorativas entre outras.































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