PUBLICIDADE

sexta-feira, 21 de março de 2014

BAHIA SEDIA 1ª CLÍNICA DE ARBITRAGEM DO NORDESTE


  
 

O evento será ministrado pelo coordenador geral de arbitragem da CBB, Marcelo Gomes de Ávila, pelo supervisor de arbitragem, José Augusto Piovesan Neto Salvador, BA – O SESC e a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), através do seu Departamento de Arbitragem, com apoio da Federação Bahiana de Basketball (FBB), irão realizar a partir do dia 28 deste mês a 1ª Clínica de Arbitragem dos estados do Nordeste. O evento será ministrado pelo coordenador geral de arbitragem da CBB, Marcelo Gomes de Ávila, pelo supervisor de arbitragem, José Augusto Piovesan Neto, e mais um palestrante convidado. A Clínica será realizada durante três dias no SESC Piatã em Salvador, na Bahia.

O objetivo da Clínica é a atualização do quadro de arbitragem, aplicação de prova para a categoria nacional, além da revalidação, avaliação e atualização dos coordenadores de arbitragem dos Campeonatos Brasileiros de base. A Clínica é voltada para os árbitros, oficiais de mesa, técnicos, professores e alunos de educação física.

“O objetivo de evento é uma atualização do árbitros e prova para categoria nacional. Apesar de ser um evento dos estados do Nordeste, contaremos com a participação de oficiais vindos do Paraná, Rio Grande do Sul e Acre. Já estamos com mais de 40 inscritos e esperamos aumentar esse número até a data do evento, com a participação de muitos profissionais e estudantes. Esse acontecimento é muito importante para a Bahia e para a modalidade”, comentou o presidente da Federação, Roberto Fernandes, o Betinho.

O coordenador geral de arbitragem da Confederação, Marcelo Gomes de Ávila, fará a abertura da Clínica com a palestra "A importância para a CBB de formar árbitros e coordenadores".

“Como é nossa primeira clínica, o objetivo da palestra é capacitar ainda mais os nossos profissionais para os Campeonatos Brasileiros de Base realizados pela CBB. A ideia principal é que eles se especializem e compartilhem dos padrões de estudo apresentados, além de receberem o material didático oferecido pela clínica. Falaremos também sobre as novas regra da FIBA, que serão aplicadas a partir de outubro de 2014. Queremos multiplicar ainda mais a arbitragem em nosso país”, explicou Ávila. “Junto com essa especialização teremos também a prova de nível nacional, que capacitará mais árbitros para exercer dentro da modalidade”, completou.

O SESC Piatã oferecerá hospedagem e alimentação para os 40 primeiros inscritos. Será exigida a apresentação de atestado médico que comprove aptidão para exercer as atividades físicas. Os participantes receberão material didático elaborado pelo Departamento de Arbitragem da CBB. Para participar do evento é necessário que os candidatos façam suas inscrições nas federações locais.

Programação

- Sexta-feira (28 de março)

09h00/12h00 - Credenciamento
19h00/19h15 - Palestra de Abertura (CBB/FBB/SESC)
20h20/20h50 - "A importância para CBB de formar árbitros e coordenadores" (Marcelo Ávila)
20h50/21h30 - "Gerenciar o jogo adequadamente: O trabalho em equipe é a chave" (José Piovesan)

- Sábado (29 de março)

09h00/10h00 - "Regras FIBA 2013/Outubro de 2014" (Marcelo Ávila)
10h15/11h00 - "Relação árbitro e treinadores" (José Piovesan)
11h00/12h00 - "Oficiais de mesa e trabalho em equipe" (coordenadores)
15h00/15h45 - "Jogos CBB: prática/ instrução coordenadores (coordenadores)
16h00/17h00 - "Jogos CBB: prática/ instrução coordenadores (coordenadores)
17h00/17h20 - Jogos no ginásio

- Domingo (30 de março)

09h00/11h00 - Prova teórica para árbitros nacionais e coordenadores
13h00/14h00 - "Regras e vídeos: técnicas FIBA/ FIBA Américas" (Marcelo Ávila)
14h00/16h30 - Apresentação dos coordenadores
17h00/18h00 - Considerações finais (coordenadores)
18h00/19h00 - Encerramento oficial (CBB/FBB/SESC)

Fonte: CBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...