PUBLICIDADE

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

IV JORNADA PEDAGÓGICA 2012

Sabemos que o Brasil tem uma boa produção teórica em educação, educadores reconhecidos, capazes de fundamentar um projeto inovador, no entanto, existem dificuldades para consolidar esta proposta, em virtude de inúmeros problemas que se apresentam. Dentre eles estão as dificuldades de se atender concretamente às demandas sociais, sem perder de vista a QUALIDADE, bem como, os desafios enfrentados na transposição para a área sócio-educacional dos princípios decorrentes do novo paradigma científico que enxerga o homem, com base em uma visão sistêmica, ecológica, interativa e transdiciplinar.

É neste contexto de desafios que “O Governo Cuidando da nossa Gente”, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes realizará a IV Jornada Pedagógica, que traz como temática a ser trabalhada: “Desafios e Entraves à Construção de uma Educação Municipal de Qualidade”. Melhorar a qualidade do ensino certamente exigirá alterações em práticas e hábitos que já estão enraizados no processo escolar. Nessa perspectiva faz-se necessário aglutinar teorias que reconheçam a subjetividade no conhecimento, a inter-relação entre indivíduo e seu ambiente, compreendendo-o como um ser contextualizado e de relações.

É pertinente que os índices de avaliação do ensino fundamental em nosso município, a exemplo do IDEB, sejam motivo de preocupação ou desconforto, porém é importante analisarmos se as metas idealizadas por este instrumento de avaliação são de fato a conjunção de diversos fatores reais da melhoria da qualidade de ensino. Acreditamos que o fortalecimento da educação municipal vai resultar de elementos endógenos da nossa própria sociedade.

Precisamos estar abertos aos novos paradigmas, no entanto é preciso levar em consideração a realidade dos nossos alunos e professores que são os atores coletivos mais importantes para a qualidade na educação. E tal fato perpassa naturalmente pela política da afetividade, do compromisso e da valorização de todos os atores sociais envolvidos no processo educativo.Assim desejamos a toda comunidade educacional, efetivas superações e conquistas pedagógicas! 

 Maria das Neves de Aquino Dourado
Secretaria Municpal de Educação e Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...