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terça-feira, 12 de março de 2013

O QUE É WALKING DANCE?


Essa é proposta do Walking Dance, uma aula de dança sobre a esteira ergométrica, que promete atrair as pessoas que querem algo mais do que uma simples caminhada, mas não se identificam com corrida.
Segundo o educador físico Eduardo Netto*, o Walking Dance foi idealizado pela bailarina Heloisa Gouvêa, que desejava uma nova modalidade de exercício aeróbico, que fosse divertida e prazerosa. "Visando obter respaldo científico sobre a efetividade da nova prática, assim como sua segurança, foi feita uma parceria com a Universidade de São Paulo e desenvolvidas duas pesquisas", explica Eduardo.
"Os testes na área de biomecânica concluíram que a atividade produz um impacto superior ao da caminhada e menor do que a corrida, o que levou o Walking Dance a ser classificado como de baixo impacto. O estudo de analise cardiorrespiratória mostrou que o exercício é uma alternativa excelente para as pessoas que objetivam o treinamento aeróbio e consequente perda de peso, pois 60 minutos de aula propicia um gasto energético médio de 500 calorias".
Além de sair da rotina e melhorar a capacidade cardiovascular, Eduardo conta que o Walking Dance ajuda a aliviar sintomas de estresse; favorecer a qualidade do sono; aprimorar a flexibilidade e a coordenação motora; promover o bom humor e a autoestima; dentre outros benefícios.
"A aula tem duração de 50 minutos e pode ser acompanhada por jovens a partir dos 12 anos de idade com condições físicas mínimas para realizar uma caminhada. É necessário ter controle do corpo e coordenação, respeitando sempre a individualidade biológica".
De acordo com Eduardo, a restrição para a prática de Walking Dance acorre nos casos de labirintite não medicada e lesões articulares nos membros inferiores.
Consulte um médico, faça uma avaliação física e procure orientação especializada ao iniciar uma prática esportiva.
Fonte: Portal da Educação Física
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