PUBLICIDADE

terça-feira, 30 de novembro de 2010

TERCEIRO FÓRUM CARAVANA DO ESPORTE E CARAVANA DA MÚSICA SERÁ EM SÃO PAULO

São Paulo, 24 de novembro de 2010 - Depois de passar por Aracaju /SE (2008) e Salvador/BA (2009), o 3º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música vai acontecer em São Paulo/SP, entre os dias 08 e 11 de dezembro. A cerimônia de abertura está marcada para quarta-feira (08), no Espaço Sociocultural - Teatro CIEE, na capital paulista, e as atividades serão realizadas de quinta (09) a domingo (12) no Hotel Bourbon Atibaia. O projeto social é uma iniciativa do canal ESPN, em parceria com o UNICEF, e os Institutos Esporte Educação e Sol da Liberdade.



O Fórum vai reunir conferencistas, palestrantes, educadores, representantes de ONGs, artistas, atletas e mais de 100 professores, de 15 estados brasileiros, atendidos pela Caravana desde 2005. A abertura do evento contará com a participação do músico instrumentista Renato Matos, que executará o hino nacional utilizando o instrumento musical "Ziriguidum", criado por ele, e performances da cantora Elza Soares e de Marivaldo dos Santos, diretor artístico e único brasileiro do grupo Stomp.


A programação de quatro dias inclui palestras, oficinas, mesas redondas e apresentações artísticas como a do Cirque Erê – o circo da Caravana que conta com exibições da equipe de educadores do projeto e que terá a participação especial do cantor Chico César. Os debates abordam temas como esporte educacional, políticas públicas, garantia dos direitos humanos, sustentabilidade e ações educativas por meio do esporte e da arte. Entre os mediadores estão Alice Gismonti, gerente de Negócios Sustentáveis e Inovação da Nike do Brasil, Ciça Lessa, secretária-executiva da Rede ANDI Brasil (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), e João Leiva, executivo de captação de recursos.


“Durante o Fórum temos a oportunidade de nos reaproximar das comunidades atendidas ao longo desses seis anos e ver os resultados obtidos após a passagem da Caravana. Além disso, podemos trocar experiências da prática sócio-educativa entre os municípios, avaliar a aplicação do esporte e da arte educacional e promover a formação continuada destas metodologias. Tudo isso é um incentivo para que cada região dê continuidade ao projeto”, comentou Adriana Saldanha, diretora da Caravana do Esporte e da Música.


Em seis anos de atividades, as Caravanas já atenderam diretamente mais de 130 mil crianças e adolescentes, sendo que indiretamente esse número sobe para mais de 1 milhão. No total, 14 mil professores da rede pública de ensino foram diretamente capacitados e 40 mil de forma indireta pelas ações de continuidade. O projeto já passou por 50 municípios de 15 estados brasileiros. O principal objetivo é oferecer educação e desenvolvimento humano por meio do esporte e da arte. A Caravana conta com investimentos da Fundação Telefônica, Itaú, Nextel e Pepsico.


DECLARAÇÃO DE PARCEIROS:


“A proposta da Caravana do Esporte de tratar a atividade esportiva como ferramenta de educação e desenvolvimento humano vai ao encontro dos objetivos da Fundação Telefônica, no que se refere à garantia dos direitos de crianças e adolescentes no país. Portanto, essa parceria contribui ainda mais para fortalecer nossa atuação em todo o Brasil”, declara Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica.


“O Itaú acredita que o esporte e a música são importantes ferramentas para o desenvolvimento do País por meio da educação e da inclusão social. E as Caravanas do Esporte e da Música trabalham com muita competência e seriedade na criação de multiplicadores de atividades esportivas e musicais em comunidades carentes e remotas do Brasil. Esse objetivo está completamente alinhado com os valores do Itaú, que confia na intersecção entre esporte, cultura e educação para o desenvolvimento da cidadania. Por isso, temos muito orgulho em ajudar a viabilizar projetos que realizam essa união de forma tão consistente”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco.



“A Nextel, por meio de sua área de Responsabilidade Social, orgulha-se em poder contribuir com o Fórum Caravana do Esporte, um projeto que envolve professores e atletas na troca de conhecimentos e experiências que visam o desenvolvimento social e educacional pelo esporte”, diz Wandreza Ferreira, gerente de Responsabilidade Social da Nextel.

SOBRE A CARAVANA DO ESPORTE


A Caravana do Esporte é um projeto realizado pela ESPN Brasil com o UNICEF e o Instituto Esporte e Educação. Aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, tem investimento da Fundação Telefônica, Itaú, Nextel e Pepsico. Já o documentário mensal exibido pela ESPN Brasil tem o patrocínio da Petrobras.

Com uma equipe de mestres em educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro, a Caravana leva mensalmente as atividades esportiva e artística, com foco educacional, para municípios de baixos índices sociais do país, tendo como prioridade as seguintes regiões: semi-árido, Amazônia, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, e periferias de grandes centros urbanos.

Em seis anos de atuação, os principais resultados obtidos com o projeto são: queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O documentário de um hora de duração, exibido mensalmente pela ESPN Brasil, é o principal registro jornalístico da ação dos projetos, com abordagem sócio-econômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região visitada. Desde 2005, o documentário da Caravana recebeu importantes premiações como o Prêmio APCA de Melhor Programa Esportivo da TV Brasileira (2005); Menção Honrosa nos Prêmios Ibero-americanos de Comunicação (UNICEF Espanha – 2005/2006); finalista do Prêmio Esso de Telejornalismo (2005/2006); Prêmio Mídia da Paz (2007/2008) e menção honrosa no Premio Giorgio Binchi per la Promozione dello Sport - Itália 2009. Em 2010, Adriana Saldanha, diretora do projeto, recebeu o prêmio “Disney Volunteers” na sede na ESPN em Nova Iorque.


SOBRE A CARAVANA DA MÚSICA


A Caravana da Música é aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e com investimento do Itaú. O projeto é realizado desde 2007 pelos parceiros Instituto Sol da Liberdade (ISL), ESPN Brasil e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Ele surgiu da experiência de Daniela Mercury como embaixadora do UNICEF e de seu profundo conhecimento sobre a realidade social do país.

A estratégia de ação social da Caravana da Música tem como foco a arte e a cultura para a educação por meio de atividades musicais e corporais.Professores e coordenadores do ISL aplicam a metodologia nas atividades direcionadas a crianças e jovens da rede pública de ensino e promovem uma capacitação de professores locais para a continuidade e transformação do projeto em política pública.

Fonte: ESPN BRASIL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...