PUBLICIDADE

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caminhada ecológica escolar alerta sobre a qualidade da água



A Escola Municipal de 1º Grau de Estiva pertencente ao município de Senhor do Bonfim, promoveu caminhada ecológica, entre alunos, professores e gestores. A caminhada foi uma ação do Projeto Semiárido Água tratada: Sinônimo de Saúde, projeto este construído pelos educadores da citada escola, teve como objetivo principal alertar alunos, pais e comunidade sobre a problemática de doenças adquiridas pela falta de tratamento de água, bem como, a importância do consumo de água tratada na localidade.
Os alunos compartilharam no pátio da escola, a experiência  adquirida em campo através de pesquisa feita ao longo de toda caminhada, que além de educativa foi muito produtiva  para os discentes, que na oportunidade tiveram contato com a bela vegetação  local e com as belezas naturais que o paraíso ecológico oferece. Alerta a comunidade quanto a importância do tratamento da água na barragem e nos dois poços artesianos que abastecem mais de 2.500 pessoas, pois não só o povoado de Estiva é beneficiado, mas também outras localidades, como: Canavieira, Campo Comprido, Pau d`arco e Caçador. Um dos alunos relatou: “nossa preocupação é que o nível da água está cada vez mais baixo e a falta de tratamento é constante” tendo identificado em dados estatísticos do posto de saúde vários casos de moradores com  diagnósticos comprovados de  parasitas como o Áscaris
 (Lombriga), Giárdia e  a esquistossomose causada pelo Schistosoma mansoni, percebe-se a necessidade do tratamento da águapara a população  e a preservação daquela reserva natural.
 O projeto tem como meta principal a formação de cidadãos conscientes para atuarem na prevenção de doenças ocasionadas pela água contaminada,visando a formação de conceitos ,procedimentos e atitudes que serão aprendidos na teoria e na prática do dia a dia escolar e no meio social em que os sujeitos estão inseridos, visando a prevenção de doenças.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...