PUBLICIDADE

sábado, 8 de setembro de 2012

PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA

A psicomotricidade é conceituada como ciência da saúde por representar a expressão motora através da utilização psíquica e mental do individuo, transformando o pensamento em ato motor harmônico. A psicomotricidade tem como principal função coordenar e organizar as ações gerenciadas pelo cérebro manifestando em conhecimento e aprendizado.
A psicomotricidade aquática se caracteriza por um conjunto de ações onde a exteriorização corporal é utilizada como meio de melhorar as relações da pessoa consigo mesma, porque a água permite que o paciente realize movimentos que se fossem executados fora do meio aquático varias pessoas não conseguiriam.
O meio aquático esta relacionado com o meio intra-uterino, até chegar ao nascimento pois sabemos, que o feto esta banhado por um liquido chamado liquido amniótico que esta na mesma temperatura de seu corpo, e quando a criança nasce ela entra em um mundo totalmente desconhecido que não esta mais em harmonia com as sensações internas.
Para que se obtenha sucesso nas atividades aquáticas é necessário planejar o trabalho que sera executado, e estabelecer objetivos que deveram ser atingidosmesmo que não tenha um momento estabelecido para a realização da atividade.
Os objetivos de a Psicomotricidade Aquática trabalhar a coordenação motora possibilitando desafios e na água, melhorar o tônus muscular e a postura que são modificados de acordo com empuxo e a ação da gravidade, realizar exercícios de equilíbrio, trabalhar a esquematização corporal onde ira ajudar o paciente a se adaptar com relação ao espaço e o tempo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...