PUBLICIDADE

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pacto pela Educação – Todos pela Escola

Todos pela educação – O governador Jaques Wagner e o secretário da Educação Osvaldo Barreto encontraram-se no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho com líderes de governos municipais para a assinatura do termo de compromisso do Pacto com Municípios, compromisso do programa Todos pela Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
O Pacto tem como meta assegurar que todas as crianças de escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. A ação reaviva a parceria entre os governos estadual e municipais na construção de uma educação de qualidade.
“Nós não estamos mais isolados, o ensino fundamental não é mais uma atribuição exclusiva do município. Isso se deve, sem dúvida, à sensibilidade do Estado e a convicção de que os problemas comuns de alfabetização, de letramento, de consolidação de uma educação de qualidade não pode ficar apenas no planejamento municipal. O Estado chega e nós o recebemos de braços abertos. Temos que agradecer essa parceria , essa reconstrução do pacto federativo. Nós temos muito a ganhar queridos colegas prefeitos” – falou  Paulo Machado para os gestores municipais presentes.
O Pacto – O compromisso consiste na produção e distribuição de livros e material pedagógico para professores e estudantes da alfabetização e formação dos profissionais da área por parte do Estado. Em contrapartida, o município assume a responsabilidade de implantar cantinhos de leitura, ofertar reforço escolar e garantir a participação dos educadores nos cursos de formação que serão oferecidos pelo governo estadual. Vinte e dois municípios da região já assinaram o compromisso, dentre eles Senhor do Bonfim.
“É uma alegria estar aqui em Senhor do Bonfim em um evento como esse, de inauguração do prédio da Univasf com um curso inovador, de licenciatura em Ciências da Natureza e no meio de uma caminhada de recuperação e fortalecimento do ensino da alfabetização ao terceiro grau. Esse momento é muito importante para as prefeituras na qualificação do ensino fundamental, particularmente de 1ª a 3ª série” – concluiu Jaques Wagner.
Dividendos – O evento também rendeu bons frutos para a Associação de Produtores de Leite de Quicé que recebeu por meio do governador juntamente com o prefeito de Bonfim, um trator doado pela CAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...