PUBLICIDADE

domingo, 1 de abril de 2012

COMISSÃO PRÓ-SELO UNICEF INICIA AVALIAÇÕES E PREPARA II FÓRUM COMUNITÁRIO EM SENHOR DO BONFIM

A Comissão do Selo Unicef/Senhor do Bonfim esteve reunida nesta quarta-feira (28) na Secretaria Municipal de Educação e Esportes com o objetivo de analisar e acompanhar as ações estabelecidas no I Fórum Comunitário, realizado em setembro de 2010, em prol do desenvolvimento de políticas públicas para a criança e o adolescente.

Durante a reunião os membros da Comissão Pró-Selo ficaram a par da situação dos indicadores da Gestão de Políticas Públicas relacionados às áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente do município.

O bom andamento de projetos desenvolvidos nestas áreas pelas instituições governamentais e não-governamentais colabora com a manutenção do Selo Unicef – Município Aprovado, reconhecimento internacional que Senhor do Bonfim conquistou em 2008 pelos esforços empregados na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Verbênia Tércia representou a articuladora do Selo Unicef/Senhor do Bonfim, Maria das Neves e detalhou: “Em cima desta reunião vamos rever todo o Plano Municipal de Ação para que a comissão faça uma visita investigativa às instituições que ficaram responsáveis por cada ação, liste todas elas e resolva problemas detectados no diagnóstico que foi feito no início de 2010”.

Linhas de Base

– O Plano Municipal de Ação congrega oito linhas de base. São elas:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2. Atingir o ensino básico universal;
3. Promover igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde materna;
6. Combater o HIV/AIDS, Malária e outras doenças;
7.Garantir a sustentabilidade ambiental;
8.Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. A Promoção da paz e a proteção contra a violência também é focalizado no Plano.

Sinal verde para – A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, Governo Cuidando da Nossa Gente, tem atuado firmemente junto às entidades não- governamentais locais na efetivação do Plano. De acordo com Verbênia Tércia existem ações que ainda não foram realizadas e que serão enfocadas até a realização do II Fórum Comunitário, contudo alguns indicadores têm apresentado muito bons resultados, como os da Saúde, por exemplo:

Aumento do percentual de crianças imunizadas com vacina tetravalente;
Aumento do percentual de crianças vacinadas contra Hepatite B;
Diminuição de percentual de crianças menores de 2 anos de idade desnutridas;
Queda na taxa de mortalidade infantil;
Aumento do percentual de nascidos vivos de mulheres com sete ou mais atendimentos de pré-natal;

Até junho deste ano, Senhor do Bonfim receberá a visita de um representante do Unicef que acompanhará in loco os desdobramentos nas políticas públicas do município. No mesmo período, membros do Poder Público e da sociedade civil estarão reunidos no II Fórum Comunitário.

“Queremos garantir através do acompanhamento da Comissão Pró-Selo que a responsabilidade de traçar ações que resolvam problemas e garantam os direitos da criança e do adolescente não seja só da Prefeitura, mas também de toda a comunidade” – conclui Verbênia Tércia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...