PUBLICIDADE

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

BAHIA ENCERRA PARTICIPAÇÃO NAS OLIMPÍDAS ESCOLARES PARA ESTUDANTES DE 12 A 14 ANOS EM MINAS GERAIS


FotoBahia encerrou a participação na etapa nacional das Olimpíadas Escolares para estudantes de 12 a 14 anos, que estava acontecendo em Poços de Caldas, Minas Gerais, com um saldo de duas medalhas conquistadas, uma de bronze, no judô, com Marcela Guedes, na categoria meio-médio, e outra de prata, na natação, com Cauã Oliveira, nos 100m livre. O saldo poderia ter aumentado neste sábado (15/9), quando o time de basquete feminino disputou o terceiro lugar, mas foi derrotado pelo time do Tocantins, por 34 a 26.
Na quinta-feira (13/9), as baianas do basquete tinham conquistado a vaga na semifinal após vencer, de maneira incontestável, por 63 a 10, a equipe do Amapá. Na semifinal, entretanto, o time baiano não conseguiu repetir o bom resultado da partida anterior, e perdeu para a equipe do Rio Grande do Norte, por 59 a 10, na sexta-feira (14/9).
Medalhistas- a participação baiana nas Olimpíadas foi positiva. Na primeira etapa, que aconteceu entre os dias 5 e 10 de setembro, quando foram disputadas apenas as modalidades individuais, a Bahia conseguiu duas medalhas. A judoca Marcela Guedes, 14 anos, conquistou o bronze na categoria meio-médio (abaixo de 53 quilos), enquanto Cauã Oliveira, também de 14 anos, ganhou a prata com o segundo lugar, com o tempo de 54s14, nos 100m livre, na natação.
Cauã Oliveira é beneficiado pelo Bolsa Esporte, programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado, por meio da Setre/Sudesb, cujo edital de renovação já foi lançado. "Através da Bolsa Esporte, tenho participado de mais competições, consequentemente, tenho melhorado meu tempo. Sou de família humilde, não tinha condições de viajar sempre para competir, agora com o incentivo do Governo do Estado, as coisas melhoraram", garantiu.
O crescimento do judô brasileiro, também vem se refletindo na Bahia. Há quatro anos, o judô baiano vem se destacando nas Olimpíadas Escolares. Em 2007, nos jogos de 12 a 14 anos, realizados em Poços de Caldas, o Estado faturou três medalhas na modalidade. Em 2008, os judocas, entre 15 e 17 anos, também conquistaram três medalhas na competição realizada em João Pessoa (PB). Já em 2009, em Maringá (PR), os judocas voltaram com três medalhas de bronze. Em 2010, os baianos da modalidade trouxeram na bagagem duas medalhas de bronze da etapa realizada em Goiânia (GO). Em 2011, na cidade de João Pessoa (PB), duas medalhas de bronze, dessa vez para Tiago Menezes de Salvador e Alexsandra Oliveira Roiz, da cidade de Ilhéus na categoria 53 quilos.
As Olimpíadas Escolares 2012 foram realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana no evento teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, que também realizou a seletiva estadual. As disputas começaram dia 5 de setembro e prosseguem até o último sábado (15/9), quando foram conhecidos os campeões. No fim de novembro, em Cuiabá (MT), acontecem os jogos para estudantes de 15 a 17 anos, também com participação baiana.
Marcus Carneiro - direto de Poços de Caldas (MG)
Ascom/Sudesb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...